Quem é Ernest Dowson?

Quem é Ernest Dowson?

Ernest Dowson foi um poeta, escritor e tradutor inglês do final do século XIX. Nasceu em 1867 e faleceu em 1900, aos 32 anos de idade. Dowson é conhecido por sua poesia simbolista e decadentista, que aborda temas como amor, melancolia e decadência. Sua obra mais famosa é o poema “Non Sum Qualis Eram Bonae sub Regno Cynarae”, que retrata a nostalgia e a perda.

Vida e Obra

Ernest Dowson nasceu em Londres e estudou na Universidade de Oxford. Ele se envolveu com o movimento estético e literário do século XIX, que buscava a beleza pela beleza e valorizava a arte pela arte. Dowson foi amigo de poetas como Oscar Wilde e Arthur Symons, e sua obra reflete a influência desses escritores.

Estilo Literário

O estilo literário de Ernest Dowson é marcado pela musicalidade, melancolia e imagens vívidas. Suas poesias frequentemente exploram temas como a fugacidade da vida, a beleza efêmera e a busca pelo transcendente. Dowson também era conhecido por seu uso de versos curtos e rimas ricas, que contribuíam para a atmosfera melancólica de sua obra.

Influência e Legado

Apesar de ter vivido pouco tempo, Ernest Dowson deixou um legado duradouro na literatura inglesa. Sua poesia influenciou diversos escritores do século XX, como T.S. Eliot e W.B. Yeats. Dowson é lembrado como um dos principais poetas decadentistas e simbolistas da época vitoriana, cuja obra continua a ser estudada e apreciada até os dias de hoje.