Concordância
O que é concordância?
Concordância é um termo utilizado na gramática para indicar a harmonia entre os elementos de uma frase, como sujeito e verbo, sujeito e predicativo, entre outros.
Concordância nominal
A concordância nominal ocorre quando há acordo em gênero e número entre substantivos, adjetivos, pronomes e artigos. Por exemplo, “as belas flores” – o artigo “as” concorda em gênero e número com o substantivo “flores”.
Concordância verbal
Já a concordância verbal se dá quando o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. Por exemplo, “eles cantam” – o verbo “cantam” concorda com o sujeito “eles”.
Concordância ideológica
A concordância ideológica ocorre quando há concordância de ideias, mesmo que não haja concordância gramatical. Por exemplo, “a maioria dos alunos chegou atrasada” – mesmo que “alunos” esteja no plural, o verbo concorda com “maioria”, que é singular.
Concordância com o pronome relativo
Na concordância com o pronome relativo, é importante que haja concordância em gênero e número com o antecedente. Por exemplo, “o livro que li” – o pronome relativo “que” concorda com o substantivo “livro”.
Concordância com os numerais
Os numerais também exigem concordância em gênero e número com os substantivos a que se referem. Por exemplo, “duas maçãs” – o numeral “duas” concorda com o substantivo “maçãs”.
Concordância com os pronomes indefinidos
Os pronomes indefinidos devem concordar em gênero e número com os substantivos a que se referem. Por exemplo, “algumas pessoas chegaram” – o pronome “algumas” concorda com o substantivo “pessoas”.
Conclusão
A concordância é um aspecto fundamental na língua portuguesa, garantindo a correta estruturação das frases e a clareza na comunicação escrita.