Quem é John Kennedy Toole?

Quem é John Kennedy Toole?

John Kennedy Toole foi um escritor norte-americano nascido em Nova Orleans, Louisiana, em 1937. Ele é mais conhecido por seu romance póstumo “A Confederacy of Dunces”, que ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1981.

Biografia de John Kennedy Toole

Toole estudou na Universidade de Tulane e na Universidade de Columbia, onde se formou em literatura inglesa. Ele também serviu no exército dos Estados Unidos antes de se dedicar à escrita.

Carreira Literária

Apesar de ter escrito desde jovem, John Kennedy Toole teve dificuldades em publicar suas obras durante sua vida. “A Confederacy of Dunces” foi rejeitado por várias editoras antes de ser finalmente publicado após sua morte.

Morte e Legado

Infelizmente, Toole faleceu em 1969, aos 31 anos, por suicídio. Seu livro “A Confederacy of Dunces” foi resgatado e publicado por sua mãe, Thelma Toole, que lutou para que a obra de seu filho fosse reconhecida.

Reconhecimento Póstumo

Após a publicação de “A Confederacy of Dunces”, John Kennedy Toole recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1981, tornando-se um dos poucos autores a receber o prêmio postumamente.

Influência na Literatura

O estilo único e satírico de Toole em “A Confederacy of Dunces” influenciou uma geração de escritores e leitores, tornando-o um autor cultuado e admirado no mundo literário.

Adaptações e Homenagens

O livro de Toole foi adaptado para o teatro e para o cinema, e sua vida e obra continuam sendo objeto de estudo e homenagens por parte de acadêmicos e fãs da literatura.

Legado Duradouro

Mesmo após sua morte prematura, John Kennedy Toole deixou um legado duradouro na literatura norte-americana, sendo lembrado como um dos grandes talentos do século XX.

Conclusão

O legado de John Kennedy Toole perdura através de sua obra-prima “A Confederacy of Dunces”, que continua a encantar e inspirar leitores de todo o mundo.